Pro bono publico

“Pro bono” é a forma reduzida da locução em língua latina pro bono publico, que significa “pelo bem público” ou “em benefício do público”.

Trata-se de uma forma de trabalho voluntário que, ao contrário do voluntariado tradicional, requer habilitação profissional, embora não seja remunerado.

Wikipedia.

Embora o termo seja mais frequente no exercício gratuito da advocacia, não é raro encontrar médicos, dentistas, ambientalistas e outros profissionais em missões nacionais ou estrangerias, muitas vezes em ambientes hostis como zonas de guerra e missões humanitárias, exercendo suas profissões de forma gratuíta.

Com o jornalismo, hoje, não é mais diferente.

Com a morte dos grandes jornais ocasionada pela Internet e pela redução massiva do curso de veiculação do texto jornalístico, o mundo presencia hoje uma forte onda do exercício profissional e gratuito do jornalismo.

É uma espécie de jornalismo pós-moderno. Pautado menos pelo valor financeiro da notícia e mais no interesse público orquestrado pelas redes sociais e seus algoritmos.

Embora alguns veículos hoje vivam financeiramente de anúncios terceirizados, todos buscam os cliques que levam o leitor até a notícia.

O jornalismo exercido profissionalmente e de forma gratuita é a última linha de defesa contra as campanhas massivas de notícias falsas e o monopólio da imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.