O Governo do Paraná deu um passo gigantesco no sentido de uma administração pública mais eficiente, transparente e justa com relação ao melhor uso dos recursos públicos no serviço público estadual. É a chamada contabilidade de custos, metodologia utilizada há muito tempo na iniciativa privada como forma de conhecer quanto custa uma unidade produzida em uma fábrica, ou um cliente atendido em uma prestadora de serviços comercial.
No Governo, não saber quanto custa um aluno em uma escola pública, ou quanto custa um detento no serviço prisional, é como gerenciar uma empresa gigante sem saber quanto custa par entregar o produto final: aquilo que realmente tem valor para o cidadão.
Conhecer, mesmo que seja de forma meramente aproximada, quanto custa um paciente atendido em um hospital público, quanto custa uma criança em uma creche pública, ou mesmo quanto custa efetivamente uma unidade de policiamento civil ou militar é fundamental para gerenciar o serviço público fornecido pelo Estado ao cidadão.