Em dez anos, valor do Real frente ao Dólar caiu pela metade

Embora tenha dado sinais de recuperação nos últimos dias, com o Dólar chegando a custar R$ 4,68, o valor do Real frente ao Dólar acumula desvalorização intensa na última década, tendo seu valor reduzido pela metade.

A recente valorização do Real frente ao Dólar vai na contramão da valorização do Dólar frente a outras moedas como o Iene, a Libra e o Euro e pode estar atrelada ao posicionamento neutro do Brasil com relação as sansões impostas pelos Estados Unidos à Rússia.

Embora não seja visto como um paraíso fiscal no sentido comumente utilizado, o Brasil pode se tornar uma espécie de intermediário econômico mediante a constituição de empresas off-shore (de estrangeiros). Servindo como uma espécie de rota de fuga das sansões e embargos impostas à Rússia. Além de não tributar a distribuição de lucros, que no Brasil são isentos do Imposto de Renda.

Com a maior procura pelo Real no mercado internacional, o Real tende a seguir valorizado frente as outras moedas, sem perspectiva de reversão a curto prazo. Pelo menos enquanto o Brasil permanecer neutro com relação ao conflito.

Uma eventual exigência por parte dos Estados Unidos ou uma sansão secundária imposta a países que mantenham relações comerciais com a Rússia pode reverter o quadro, derrubando o valor do Real abaixo da mínima histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.