Diário Oficial do Estado do Paraná não funciona em navegadores usados por 83% da população

Imagem: Reprodução.

O site que hospeda o Diário Oficial do Estado do Paraná – DIOE não é acessível através dos navegadores Edge e Chrome. Os dois navegadores, juntos, são utilizados por 83,71% da população do Brasil com acesso à Internet.

A inacessibilidade decorre da opção, pelo Estado do Paraná, de utilizar como certificado de criptografia SSL um certificado emitido na estrutura de chaves públicas ICP-Brasil.

Um certificado SSL é uma espécie de chave utilizada para manter a segurança e a autenticidade da conexão com um website. Mas as chaves ICP-Brasil não são reconhecidas como sendo emitidas por uma autoridade certificadora confiável pelo Google ou pela Microsoft.

O problema com o certificado é o mesmo enfrentado por países como a Venezuela, que optaram por utilizar certificados emitidos por instituições nacionais em vez de optarem pela integração com o sistema internacional de certificação.

O certificado (que não funciona) foi emitido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge e, de acordo com informações constantes no seu site, o certificado custa em torno de R$ 699,00.

Um certificado completamente válido e funcional, sem qualquer necessidade de configuração, reconhecido pelo Google e pela Microsfot, pode ser adquirido por algo em torno de R$ 325,90.

Um certificado que funciona e é mais barato, por exemplo, é emitido pela Sectigo. Mesma autoridade certificadora que emite os certificados utilizados pela Prodemge em seu próprio site.

Imagem: Reprodução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s