Dados do Google indicam pouco acesso ao debate digital

O Google divulgou dados e informações sobre anúncios com conteúdo político impulsionados em seus meios de comunicação.

Ao todo, foram gastos R$ 1,385 milhão desde novembro de 2021.

O valor é baixo se comparado com o R$ 1,2 bilhão do fundo partidário, por exemplo, destinado aos partidos políticos em 2022. Mas a concentração em apenas alguns anunciantes demonstra a ausência de pluralidade no debate patrocinado na internet.

Veja como foram distribuídos os gastos com propaganda digital:

Brasil Paralelo é uma agencia de entretenimento político que fatura com vídeos sensacionalistas direcionados à extrema direita. Embora o investimento pareça muito maior do que o do Partido Social Democrático Brasileiro – PSDB, por exemplo, a Brasil Paralelo fatura com a comercialização de conteúdo como este na internet.

O astrólogo de extrema direita Olavo de Carvalho é um dos entrevistados do documentário “1964: o Brasil entre armas e livros”. Imagem: Reprodução/Brasil Paralelo

Sensacionalismo lucrativo a parte, o que os dados do Google revelam é uma baixíssima adesão dos partidos brasileiros ao impulsionamento de conteúdo na internet, se comparado aos gastos nos Estados Unidos com a mesma plataforma, que foram de USD$ 888,63 milhões (R$ 4,87 bilhões) no mesmo período. Um valor 3.516 vezes maior.